sábado, 9 de agosto de 2008

Envelhecendo sem necessidade

Mesmo sabendo que em nada posso interferir da vida de cada um, a cada vez que algo assim acontece, fico mal.
Mesmo sabendo que cada um faz suas escolhas e neste sentido só posso apoiar, ( desde que não sejam contrarias à ética ) até quando são contrarias ao bom senso, tipo André ir para Bolivia de onibus sòzinho, e mesmo sabendo que êle não telefona quando muda os planos, fico extremamente preocupada quando as noticias "somem". Vejam:

No orkut:

"2 ago (7 dias atrás)
André Gustavo:
Mae estou bem, em La Paz e amanha vou escalar o huayna potosi e vai demorar uns 3 dias. Eu volto la pro dia 13."

Ai me organizo, coisas que quero fazer , envolvo outras pessoas em meus planos, então,

" 4 ago (5 dias atrás)
André Gustavo:
Mae eu to voltando mais cedo e eu chego ai no dia 6. "

Mudo tudo, desorganizo, fico a espera, pois estou com o carro dele e o combinado é que iria buscá-lo no aeroporto.
Passa o dia 6, não ligou para falar de horários ou mudança de planos. O que deu errado para mudar os planos, o que deu errado de novo que não chegou? Não saio de casa para nada, colada ao telefone, pois de outros lugares da casa, as vezes não ouço. Nem vou ao jardim regar minhas plantas e nem cumprir compromissos que assumi. Aguardando. Passa o dia 7 e nada. Começo a surtar. Procurar a policia, a embaixada? Desaparecidos só após 48hs, eu sei disso não adianta me antecipar. Mas o André é assim mesmo...mas e se... Os outros filhos dizendo, que me acalmasse eu sei que ele faz isso, não é a primeira vez. Mas todos completam, " Me ligue assim que tiver noticias". Dia 8, a pressão arterial subiu, dor de cabeça, escotomas cintilantes, eu nunca tinha sentido isso; não durmo a noite, quando cochilo, acordo sobressaltada, por sons que não teriam me acordado e nem assustado. Ao fim da tarde ele liga "Mãe estou de onibus, indo para o Rio, chego à noite, me pega na rodoviária de Petrópolis..." Alívio e raiva.
Que fazer para não sentir isso ? Conheço várias teorias, vários exercicios mentais, penso que sei que tudo que acontece faz parte de um plano natural, que o universo conspira ao meu favor, mas o meu egoismo, meu medo de ser imperfeita, de cometer erros no cuidar, provoca toda esta "doença"
Já ouviram falar de Graham Bell e de seu mais popular invento ?
Eu mereço isso? Putz ! Todo mundo só tem o que merece...
Ah! E sabem o que êle disse? Que a estrada principal estava interditada e que deu a volta pela Amazonia, por isso que demorou mais... E que foi muito bom o passeio, porque esse caminho ele ainda não conhecia. E que é bobeira eu me preocupar a-toa.
E mãe fica feliz porque ele ficou feliz com a volta dada. Alivio, raiva e alegria...

5 comentários:

Anônimo disse...

Oi, mãe!

Quando for assim, fala para a gente poder ajudar no que for possível! Não deve é ficar angustiada sozinha, com pressão subindo e essas coisas, e a gente sem saber...
O importante é que, ainda bem, ficou tudo certo.
E fala para o André que mãe tem que saber o que está acontecendo, senão o coração não aguenta!
Bjs!

Anônimo disse...

Hmmmm...provocativa, a senhora:xô, curioso-parece-me convite irrecusável!
beijinho
Trudy(que adora meter o nariz onde não é chamada)

Dona Sra. Urtigão disse...

Oi, filha.
Só o registro pois ja conversamos...E adianta falar com ele? O argumento de defesa dele é que é bobeira eu me preocupar... e é!
Trudy,
muito prazer, benvinda; nada é proibido, se fosse teria acesso restrito. É que de fato não são coisas que interessem aos de fora, exceto se voce quiser ir sabendo um pouco da dinâmica de uma mãe e seus filhos, netos, genros e noras (leia-se alegrias imensas, algumas angustias, vida de montão, embora pareça, ao leitor, desinteressante ). De resto tenho o(s) outro(s), todos eu mesma, subjetivos.

Anônimo disse...

Que bom que você não me levou a mal.Interessei-ma pelo blog justamente pela característica de ser familiar. Também tenho filhos(4),e é bem consolador, às vezes, constatar o óbvio: outras mães passam pelos mesmos "perrengues", inevitáveis, dolorosos, engraçados e, quem sabe, enriquecedores.
beijo
Trudy

Dona Sra. Urtigão disse...

Trudy
Com certeza é enriquecedor. Eles, os filhos, são na verdade nossos grandes mestres.Atraves desses "perrengues" temos que voltar o olhar para nós mesmas, buscar o autoconhecimento, sem contar os conhecimentos da vida ordinária, para que possamos entender o que estudam, como desenvolvem seu trabalho e outras coisinhas assim.
Um abraço

PROCURO UMA CLAREIRA, UMA OCARA, UM ESPAÇO, PARA ENCONTROS E TROCAS

BEM VINDO !

AQUI SEGUEM OS RELATOS DAS MINHAS AVENTURAS E DESVENTURAS, SÒZINHA OU COM MINHA FAMÍLIA ONDE MUITOS NÃO GOSTAM DA MATA OU DE MIM.

Reinício em 11/02/2011