terça-feira, 5 de janeiro de 2010

TAO


Não há dúvidas que o Universo mantem um estado de equilíbrio dinâmico, situando-se precària e firmemente entre os extremos, a dualidade, o yin/yang.
Estou em uma fase onde parece que o ... universo conspira contra mim. - onde escrevi universo, com minúscula, pensei em: criador, controlador, artesão (o grande), Princípio, - não encontrando um termo para a IDEIA, mas com certeza, algo no fundo de minha razão, mente, alma, rejeita o acaso como causa. Sim, porque no meu mundo, tudo deve ter uma ou multiplas causas. Aristotélico? Talvez. Ou, certamente! Mas é como sou capaz de perceber o mundo. Ou como fui treinada. Mesmo nesta fase, onde isso, um Inominável e Incompreensível está conspirando para testar meus limites, quem sabe levar-me algum outro estado de percepção, conhecido como loucura ou uso/abuso de drogas lícitas como ansiolíticos e antidepressivos... ihrc/esconjuro . Confio, (e nem sempre) que vou dar conta, afinal construi para mim um sistema de crenças que me ampara e até conforta, mesmo mantendo sempre uma postura crítica, talvez fundada numa ausência de fé. Então, creio na ÉTICA como movente ideal. Mas que algo conspira contra minha tranquilidade, isso é verdade. Poderia enumerar aqui, em longa lista, a sequência de circunstâncias que tem me envolvido, mas tenho tentado não falar muito do ruim, do mal. Existe uma expressão no conteúdo de uma doutrina que conheço, que diz que se deve evitar o "correio da má notícia", que é na verdade mais do que isso, trata-se de espalhar fofocas, mas trata também de divulgar e fazer crescer o mal através da divulgação dos atos maus. Como um fermento.
Aceitação com certa tranquilidade do que tem acontecido? Tá, pois eu não fui à Devon, à Findhorn, Escócia E Grécia? Um presente desses, traz consigo uma necessidade de compensação, de ponha-se no seu lugar, não perca a Concentração e, menos ainda, a Atenção. É necessário o equilíbrio. Então tá bom!

.

4 comentários:

São disse...

Por vezes há períodos assim ...mas talvez sejam tão só portadores de sinais, que temos dificuldade em decifrar, sabe?

Que 2010 lhe seja de tranquilidade e saúde junto de quem (a) ama.

O Tempo Passa disse...

A curva senoidal da vida ensina que para cada Grécia, Escócia haverá conspirações do universo se abatendo contra nós. Por que? Não sei. Sei que a vida é assim. Não é por culpa de Deus - vc fala dEle sem mencioná-Lo - ou de quem quer que seja. Afinal, sem a Grécia, Escócia e conspirações a vida seria muito chata - achatada mesmo - não é?
Para mim que te acompanho sem estar com vc, teus altos e baixos me enchem de invejas e alívios, isto é, me fazem bem!!!

Dona Sra. Urtigão disse...

Rubinho,
São,
benvindos a esta parte da casa, voltem sempre que quiserem. E agradeço as palavras, o estímulo.

Furlan disse...

Se eu ficar aqui lendo suas postagens, colega, não vou conseguir ir ao escritório, amanhã. Eu disse amanhã? Não, corrijo: daqui a pouco, pois já são duas e meia... é que você sempre me põe a pensar. Parece que quando nascemos a vida nos emoldura pela primeira vez: num corpo material? Talvez esta seja a moldura mais tênue. Depois vêm as proibições, os tolhimentos, os cortes, os dogmas, as estigmatizações, a sociedade, a reencarnação, o padre, o lama, o bispo, o pastor, os filóóósooofooos! Arre! Aí, lá no finzinho, tipo Rubinho mesmo, aí é que aparecemos nós. Bem tímidos, com a cabecinha só para fora, e... ih, aí é outra história.
Abraços!

PROCURO UMA CLAREIRA, UMA OCARA, UM ESPAÇO, PARA ENCONTROS E TROCAS

BEM VINDO !

AQUI SEGUEM OS RELATOS DAS MINHAS AVENTURAS E DESVENTURAS, SÒZINHA OU COM MINHA FAMÍLIA ONDE MUITOS NÃO GOSTAM DA MATA OU DE MIM.

Reinício em 11/02/2011