sexta-feira, 27 de junho de 2008

(des)Identificação

Sempre certos de que coincidências não existem, pois algum movimento sincrônico dirige-nos por onde passamos. Nesta semana um dos blogs que eu frequento, sôbre viagens, trouxe uma matéria dos Andes e de um cerimonial Aimará, com esta foto , entre outras, da saudação do sol do dia do solsticio de inverno, que para aquele povo é o inicio do ano. (foto de Haroldo de Castro).......................
Hoje, surfando à toa por entre blogs, caí não sei como em um site excelente sôbre cultura, história e língua Aimara. E olha que eu estava bem distante das rotas que uso, do meu blog ou de qualquer outro linkado. Mão do acaso conforme afirmam os agnósticos e os descrentes. Eu acho que é parte de uma função vetorial e que de alguma forma vai (e já está) interferindo em minha vida. Mas o tempo - outro vetor - dirá. De qualque forma hoje aprendi muito sobre outras culturas além de entender um pouco mais da história da América Latina ou o que é mais importante, pré-latina, alem de desvendar um pouco mais sobre o que sempre senti quando se fala daqueles povos, principalmente a chamada cultura Inca. Começo a ver com mais clareza onde me situo, eu uma ariana descendente da colonização recente da minha região por alemães e que no entanto sinto uma dor profunda e real quando leio qualquer coisa sôbre a dor do meu povo -ops do Povo Tradicional deste continente. Dói, de chorar.Mesmo.

Nenhum comentário:

PROCURO UMA CLAREIRA, UMA OCARA, UM ESPAÇO, PARA ENCONTROS E TROCAS

BEM VINDO !

AQUI SEGUEM OS RELATOS DAS MINHAS AVENTURAS E DESVENTURAS, SÒZINHA OU COM MINHA FAMÍLIA ONDE MUITOS NÃO GOSTAM DA MATA OU DE MIM.

Reinício em 11/02/2011