segunda-feira, 16 de junho de 2008

Evolução das espécies

É tão deprimente ver o que os humanos estão fazendo com seu habitat, com seus companheiros dessa jornada planetária, tanto os de outras espécies, ramos, reinos, como com seus irmãos de espécie e até os irmãos de família genética, parentais. Como não consigo crer numa forma de apocalipse bíblico, pois entendo esse grande livro como metafórico ou quem sabe obra meramente literária, como outros grandes livros da história do homem, que fundamentam regras morais propondo um principio ético, como o Mahabharata, a Teogonia de Hesíodo, o Popol-Vuhl, entre outros menos lembrados mas não menos importantes como fundantes de modelos de pensamento e cultura, só posso tentar compreender esse momento da história de Gaia como uma crise de sobrevivencia da especie e que como outras grandes crises promoveu a divisão de uma em mais espécies de acordo com suas aptidões e mutações. Vejo esta condição de uma espécie primata "com polegar opositor e telencéfalo desenvolvido" se transformando em mais espécies como o momento em que nos distanciamos evolutivamente dos que evoluiram como chipamzes, bonobos,gorilas...Seremos mais de um sapiensqualquercoisa. Esse é o fim de nossa era e o inicio de outra existindo na Terra. Kunh, teórico de filosofia da ciência, apontou para a condição de mudanças de paradigmas nas ciencias decorrentes de grandes crises. Ora, vivemos uma grande crise, grandes mudanças se fazem necssarias e como Kunh demonstra, são inevitáveis. Quem sabe não será essa a mudança que nos espera, que é a condição apontada por várias profecias para o fim dos tempos. O fim, calendário Maia, João, Nostradamus . è o fim do que conhecemos. E, na linha do tempo, com um fim coincide um reinicio. Como gostaria de viver muuuuuiiito para apreciar os próximos séculos. Porque percebo, na humanidade, já hoje, características quase que suficientes para mais de uma espécie.
PS:Assistam novamente ao vídeo "ilha das Flores" sempre é bom lembrar quem somos, como espécie.( Mais do que em "quem somos nós" Êste é para talvez ver quem seremos.


Mudei a foto que está na abertura do blog. Sai esta:

Nenhum comentário:

PROCURO UMA CLAREIRA, UMA OCARA, UM ESPAÇO, PARA ENCONTROS E TROCAS

BEM VINDO !

AQUI SEGUEM OS RELATOS DAS MINHAS AVENTURAS E DESVENTURAS, SÒZINHA OU COM MINHA FAMÍLIA ONDE MUITOS NÃO GOSTAM DA MATA OU DE MIM.

Reinício em 11/02/2011